sábado, novembro 04, 2006

Relogio Imperial Pedro II Sec.XIX


RELOGIO IMPERIAL P II














































Relogio Imperial de Chao Pedro II
Maquina francesa - Comtoise



Rarissimo Relogio Imperial de chao, Pedro II, remanescente de Fazenda Imperial da Cultura Cafeeira,no Vale do Parayba.Brazil.Maquina Francesa,Comtoise,encomendada especialmente,para o Imperio Brasileiro.Traz as Armas imperias,gravadas a ouro,no mostrador de porcelana francesa,assim com o "rendilhado" pintado a mao,de flores, folhas e frutos do Cafe,em toda sua borda.Mecanismo,Pendulo,Pesos,e Haste,originais de epoca,em perfeito estado de conservacao e funcionando.


Pendulo em Porcelana Francesa,pintado com a mesma alegoria do mostrador,rodeado de pintura a ouro,com o brasao imperial das armas do imperio,com a inscricao"IMPERIO".Caixa em madeira brasileira,como era de costume,na epoca,executada e policromada com as cores imperiais,verde, rubro e dourado,com aplicacoes de pinturas em temas florais.

Frontespicio do mostrador em bronze banhado a ouro,destacando casal em cena galante,rodeado de grande jardim,com varios tipos de flores, especialmente disponibilizado pelo fabricante frances da maquina Comtoise para este relogio.


Os vidros em cristal das portas da caixa do relogio,sao originais de epoca.Apresentando pequenas imperfeicoes peculiares,caracteristicas da confeccao artezanal, em formas de madeira.Especialmente o vidro em cristal,da porta da guarda do pendulo,traz arremate de moldura elegante em estilo neo classico , pirogravada a ouro.


Nas parte frontal da base,da caixa em madeira do relogio,apresenta composicao floral,executada a mao,nas formas sugeridas pelo fabricante frances da maquina.Assim se percebe,pela grande semelhanca,da pintura feita aqui,com as das caixas,executadas na europa,na mesma epoca.



Na parte frontal da base e nas laterias,apresentam apliques das Armas Imperiais, em bronze,possivelmente fundido em areia,com patina caracteristica de epoca, levemente azinavrada e oxidada.




Raro exemplar adquirido em Leilao Publico,a mais de 15 anos,com todas as garantias,
legais de procedencia.

Este relogio fez parte de espolio,dos Herdeiros do Barao de Vassouras - Rio de Janeiro,
Brasil.


Magnifico e Importantissimo exemplar,faz parte desta Colecao Imperial Particular , no
Estado do Rio de Janeiro. Brasil.